
Home > Marketing > 4 ideias para fazer promoções criativas
- Postado em 16/03/2017
- Por Marketing Big Format
- Marketing
4 ideias para fazer promoções criativas

Grande parte dos gerentes de marketing já criou alguma promoção com descontos, brindes e frete grátis. No entanto, poucos sabem como elaborar promoções criativas, que deixam os consumidores entusiasmados e desejosos de participar.
Para ajudar esses profissionais que não encontram inspirações para criar promoções interessantes e divertidas, trouxemos algumas dicas práticas. Confira:
1 - Degustação de novos produtos
Se o objetivo é aumentar as vendas de um produto recém-lançado, nada melhor que criar uma promoção com degustações ou amostras grátis. As degustações são ideais para produtos alimentícios e bebidas, enquanto as amostras são mais indicadas para cosméticos e produtos de higiene.
Um exemplo de sucesso com esse modelo de promoção vem da rede Saúde no Copo, localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Visando elevar seu número de vendas na estação mais fria do ano, a empresa lançou uma degustação gratuita de caldo quente de abóbora. Ao longo da campanha, que durou 45 dias, 2.600 clientes foram experimentar o caldo e a maioria indicou a iguaria para os amigos.
2 - Caça ao tesouro
Outra ideia criativa de promoção é incitar seus consumidores a buscar um “tesouro escondido” em troca de um prêmio. Tomemos como exemplo a campanha de uma rede nova-iorquina de bares, a Downtown Ithaca Alliance: toda semana, a equipe da empresa esconde um gnomo em uma área especial da cidade e, por meio das redes sociais, fornece pistas sobre a sua localização.
O primeiro a descobrir o paradeiro do gnomo é premiado com uma cesta de café da tarde em seu expediente de trabalho. Promoções semelhantes a esta podem funcionar para sua marca ou empresa porque engajam diversos consumidores que não ousam perder uma boa dose de diversão.
3 - Concursos culturais
Valorizar os talentos de seus consumidores em concursos de frases, desenhos, fotografias ou histórias também é uma ótima ideia promocional. Trata-se não só de uma ação de publicidade, mas também de apoio à arte.
Um exemplo interessante desse modelo de campanha vem da Doritos. Há alguns anos, a famosa marca de salgadinhos investiu em uma promoção que convidava os consumidores a escrever uma história em sua fan page com a ajuda de amigos. Ao término da promoção, os autores da melhor “saga” ganharam uma viagem para Hollywood com tudo pago.
Este caso de sucesso da Doritos pode inspirar sua empresa a fazer algo parecido. Se a sua verba estiver limitada, não é necessário oferecer viagens ou prêmios de alto valor, pois esse formato de campanha também pode ser feito com vale-compras e brindes.
O cenário da sua promoção
Seja qual for a ideia escolhida para sua ação promocional, é importante garantir que o ambiente de participação tenha um grande apelo visual. Uma boa opção é a cenografia com infláveis promocionais, que desperta a curiosidade dos consumidores, atraindo-os para o local de interação com a marca.
Se você tem dúvidas sobre como montar seu cenário com infláveis promocionais, entre em contato com a equipe da Big Format Infláveis!
Veja Também:


Quais tipos de propaganda posso aplicar nos infláveis?

Atraia clientes para a sua loja de forma criativa!
